top of page
  • Foto do escritorTarcísio Lemos Veloso Machado - OAB/PR 45010

O Advogado e o Médico na nossa vida

Sempre se diz que o médico é a profissão que cuida da saúde das pessoas, enquanto o advogado cuida do patrimônio e liberdade. Por isso a importância de sempre consultar um advogado sempre que tiver dúvidas sobre algo que possa impactar seu patrimônio e sua liberdade.



Imagine a seguinte cena: Alguém liga para o médico e faz a seguinte pergunta: “Dr., hoje eu amanheci tossindo. O que eu tenho? ”. Ora, já se sabe qual será a resposta do médico: “Agende um horário com a minha secretária, pois será necessário fazer alguns exames”.


É óbvio que ninguém liga para o médico desta forma.


Você sabia que grande parte dos problemas jurídicos que chegam aos escritórios de advocacia poderiam ter sido resolvidos em uma consulta prévia?


É possível fazer um comparativo com uma pessoa que tem apneia obstrutiva do sono (https://vidasaudavel.einstein.br/apneia-obstrutiva-do-sono-principais-informacoes/) e não procura o médico para tratar. Corre-se o risco de ter problemas muito mais graves com sua saúde no decorrer do tempo.


Com o seu patrimônio deve-se seguir o mesmo raciocínio. É muito importante consultar um advogado nas questões que possam impactar seus bens futuramente.


Por falta de consultar um advogado, muitos problemas ocorrem com compra e venda de imóveis e veículos, reformas de médio e grande porte, locação, contratos em geral, questões relacionadas à aposentadoria, inventário, divórcio e muitos outros.


A consulta prévia na advocacia, na maioria das vezes, soluciona antecipadamente problemas que custariam muito mais caro no futuro. Importante esclarecer que o objetivo da consulta é ajudar a concretizar negócios com a maior segurança possível.


Às vezes, após os exames médicos, ouvimos a seguinte frase: “Fique tranquilo, você não tem nada”. Na advocacia também se diz: “Parabéns! Você está no caminho certo. Siga em frente com seu negócio!”.

Comments


Ativo 1_360x_edited.png
bottom of page