top of page
  • Foto do escritorLuiza Ribas - OAB/PR 90.654

O que é e para que serve o MeuINSS?

O MeuINSS é uma plataforma que permite ao cidadão ter acesso a inúmeros serviços da previdência por meio do computador ou de um aplicativo de celular.




Quando temos a necessidade de resolver alguma questão com a previdência, especialmente com o INSS, não raro nos vem à mente imagens de reportagens de jornal sobre as intermináveis filas enfrentadas pelos segurados para conseguir atendimento. Era algo realmente muito desgastante, tanto para os segurados quanto para os servidores públicos que tinham que lidar com essa demanda.


Com os avanços da tecnologia, vários órgãos públicos buscaram driblar esse problema por meio da utilização de ferramentas que pudessem permitir o atendimento da população a distância, sem necessidade de comparecimento presencial. No âmbito do INSS, essa ferramenta é o MeuINSS.


O MeuINSS é uma plataforma que permite ao cidadão ter acesso a inúmeros serviços da previdência por meio do computador ou de um aplicativo de celular. Ali, é possível consultar o extrato de contribuição (CNIS), baixar declarações de benefício, consultar dados de pagamento, fazer requerimentos de benefício, etc.


Durante a pandemia de COVID-19, o portal eletrônico MeuINSS se mostrou ainda mais importante, pois permitiu que a previdência continuasse a atender os segurados mesmo com as agências fechadas. Da mesma forma, também o Poder Judiciário e os escritórios de advocacia se adequaram a esta realidade, sempre visando atender as necessidades da população.


Assim, o MeuINSS serve para que os cidadãos possam utilizar dos serviços da previdência por meio da internet, sem necessidade de enfrentar filas e comparecer presencialmente nas agências.

Por este motivo, sempre que o cidadão precisar de algo relacionado a previdência, o primeiro passo é verificar se isso pode ser feito via MeuINSS. Muito embora hoje já seja possível acessar alguns serviços sem o cadastro de senha, o recomendável é que seja mantido cadastro atualizado, pois assim será possível consultar com mais facilidade o andamento daquilo que for solicitado.


Para fazer e validar o cadastro, o portal disponibiliza a opção de utilização dos dados de internet banking, token digital, dentro outros. A forma mais simples é a validação por meio de dados de sua vida contributiva. Após as telas iniciais de cadastro, o sistema irá gerar perguntas sobre as suas contribuições.


Se as perguntas forem respondidas corretamente, o acesso será liberado. Se as respostas estiverem erradas, o sistema bloqueará a tentativa de acesso por 24 horas. Após esse período, já será possível tentar novamente. De qualquer forma, é recomendável que na hora de fazer o cadastro, tenha sempre em mãos sua carteira de trabalho e demais documentos relacionados às contribuições para a previdência social.


Por fim, é necessário advertir que ainda que o MeuINSS permita o acesso do cidadão aos serviços da previdência, o acompanhamento por um advogado especializado na área permanece sendo de extrema importância. Com este acompanhamento, o cidadão terá mais segurança na utilização da ferramenta e, principalmente, estará ciente dos seus direitos.

コメント


Ativo 1_360x_edited.png
bottom of page