Quando é identificado erro no CNIS, o mais indicado é buscar a correção o mais rápido possível, evitando prejuízos em eventuais benefícios a serem solicitados.
Nos últimos anos, o INSS tem concentrado todos os seus serviços e informações aos segurados no MeuINSS. Se você ainda não o conhece, recomendo que leia outro texto aqui do nosso blog em que explicamos um pouco mais sobre esse portal - https://www.tarcisiolemos.com/post/o-que-e-para-que-serve-o-meuinss.
No MeuINSS, você consegue acessar um documento de muita importância chamado CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ele consiste em seu extrato previdenciário, no qual constam todas as suas informações junto ao INSS. Nele são reunidos todos os seus vínculos de emprego, contribuições pagas via carnê (autônomos), os seus salários nesses períodos, etc.
Esse extrato é usado como base para a concessão de todos os benefícios no INSS. Acontece que é muito comum haver erros nas informações: ausência de períodos de trabalho, contribuições que foram pagas e não contabilizadas, salários errados, dados de ações trabalhistas não averbados, entre outros. Há ainda vários indicadores que apontam para a necessidade de confirmação ou correção das informações.
Ao se deparar com esses erros e indicadores de pendência, muitas pessoas se assustam. Mas calma, para tudo existe solução! Quando há um erro/indicador no CNIS, é essencial entender do que se trata, e principalmente qual é a documentação adequada para resolver cada situação.
Agora que você entendeu que tem como fazer as correções, você deve estar se perguntando como e qual o momento de fazer isso, certo? Vamos começar pela segunda pergunta. Muitas pessoas pensam em deixar para fazer as correções somente no momento da aposentadoria, mas te adianto que isso pode gerar problemas!
Quando falamos de benefícios da Previdência, devemos pensar não só na aposentadoria “comum”, como também naqueles benefícios que, bem na verdade, esperamos nunca precisar usar. Auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e até mesmo uma pensão por morte aos seus dependentes. Erros no CNIS podem prejudicar a concessão desses benefícios, fazendo com que você perca o direito ou demore muito tempo para acessá-lo!
Pensando também nas aposentadorias “comuns”, é preciso lembrar que o INSS tem se valido cada vez mais de inteligência artificial. É isso mesmo que você está lendo! Já existe um robô do INSS que concede ou nega benefícios automaticamente. Esse robô usa como base para sua análise o CNIS e você deve imaginar o que pode acontecer se ele estiver com erros...
Outra questão é que, como disse anteriormente, essas correções em sua maioria demandam da apresentação de documentos, de provas. Com o tempo, é muito comum que esses documentos vão se perdendo. Imagine a situação de postergar ou até perder uma aposentadoria porque o documento que provava aquele tempo foi extraviado.
No mais, deixar para fazer as correções somente no pedido de aposentadoria pode fazer com que seu benefício demore muito mais para ser concedido, em virtude dessa correção prévia a ser discutida. Pode ainda ocorrer de o seu benefício ser concedido, mas com valor menor do que de fato lhe seria devido.
E como fazer? Esse pedido ainda não está disponível no MeuINSS. É necessário entrar em contato pelo canal de atendimento via telefone do INSS, discando 135. Você deve solicitar ao atendente o serviço de “atualização de vínculos e remunerações”. Com isso, vai aparecer no seu portal do MeuINSS o pedido e você poderá anexar os documentos necessários.
Veja que o erro de CNIS é algo que tem solução, mas nem sempre é tão simples assim. Por isso, é recomendável que você tome as providências cabíveis o mais rápido possível, evitando todos os prejuízos que listei anteriormente. Para garantir que nada vai passar batido, é interessante buscar assessoria jurídica de confiança para análise do seu CNIS e até a elaboração de um bom planejamento previdenciário (https://www.tarcisiolemos.com/post/por-que-fazer-planejamento-previdenciario), que permitirá identificar tudo aquilo que precisa ser tratado.
Comments