top of page
  • Foto do escritorTarcísio Lemos Veloso Machado - OAB/PR 45010

A Advocacia e o Atendimento Virtual

Com a pandemia, tanto o Poder Judiciário como os Escritórios de Advocacia foram forçados a antecipar em 100% o processo eletrônico e o atendimento por vídeo conferência. Será que isso veio para ficar?



O processo eletrônico já existe no Poder Judiciário há mais de 10 anos. Com ele foi possível eliminar, além dos documentos físicos, idas e vindas até as varas para protocolizar documentos e petições. O ganho em tempo foi razoável. Em março de 2021 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os tribunais à implantar o “Juízo 100% Digital”, sem a necessidade das partes e advogados comparecerem presencialmente aos Fóruns.


Com a pandemia, foram os escritórios que tiveram que se adaptar à nova realidade, com atendimentos virtuais por vídeo, aplicativos de mensagens, com rotinas de atendimento, criando inclusive a figura do advogado responsável pelo atendimento dos clientes.


Este advogado centraliza todo o atendimento dos clientes e distribui as demandas para o restante da equipe.


Para que isto funcione, é preciso comprometimento de toda a equipe para que as respostas sejam rápidas e eficientes, tanto no processo como para o cliente.


É muito importante que o escritório invista em bons equipamentos, como computadores, digitalizadores, celulares e internet de alta velocidade. Isso permitirá que as reuniões por vídeo sejam realizadas com qualidade de som e imagem e o trabalho interno fluindo com segurança e agilidade.


Com a virtualização do processo e do atendimento ao cliente, não resta dúvida que os advogados poderão investir mais em aprimoramento jurídico, melhorando o resultado dos processos, bem como numa melhor comunicação com seus clientes.

Comments


Ativo 1_360x_edited.png
bottom of page